terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OPINAR OU NÃO OPINAR? EIS A QUESTÃO!





Inicio o texto de hoje citando uma frase do Jornalista Clóvis Rossi que é uma das primeiras informações que recebemos quando entramos na faculdade de Jornalismo. Lembro do meu primeiro dia de aula na gloriosa e amada UEPG para cursar Jornalismo e a melhor definição sobre o curso nos foi dada. “Jornalismo, independentemente de qualquer definição acadêmica, é uma constante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos; os leitores, os ouvintes e os telespectadores”.


A partir desta frase pude perceber o que era Jornalismo e sei que todos nós jornalistas a trazemos gravada em nossa mente, pois temos o compromisso moral, defendendo e primando pela democracia, pelo bem público e, sobretudo, pelo cidadão, sendo sua voz quando este é oprimido pelas necessidades do dia-a-dia.

Ser Jornalista é completamente diferente de ser qualquer outra coisa, pois podemos e devemos lutar contra as injustiças e desmandos que acercam a sociedade. 


Partindo desse principio básico do Jornalismo é que criei o blog com textos opinativos sobre os acontecimentos políticos da cidade e por ele, já sofri diversas criticas e abordagens curiosas em relação ao que escrevo. Em uma dessas abordagens, disseram-me que criei o blog para ver se conseguia um emprego com o atual prefeito Ademir. Sem dúvida essa foi a maior sandice que ouvi, pois como todos sabem, por convicção na eleição de 2012, apoiei o candidato Nino à Prefeitura, pois acreditava e ainda acredito, que ele seria a melhor opção para nossa cidade. Apoiei sem pedir nada em troca. Apoiei por acreditar na sua força de vontade e em sua competência administrativa.


Outras abordagens também surgiram, principalmente em relação ao texto “Hora da Limpeza”, onde muitos ficaram irados, devido às criticas tecidas ao que estava escrito nas páginas de um jornal que circula no Município. Ora, não fui eu quem criou a matéria. Ela foi publicada e não foi por mim. Apenas emiti minha opinião sobre o ocorrido. A época  conversei com o prefeito eleito, hoje empossado e, tão logo o jornal fez a retratação, corrigi as informações no Blog.

Agora, logo após a publicação do texto “O trem da alegria voltou...”, novas abordagens surgiram,  desta vez sem ofensas e de maneira sutil, pedem para que eu deixe de escrever,pois eu estou sendo influenciado por pessoas que não gostam do atual prefeito e etc,etc,etc... Ledo engano!


Vejam bem, como jornalista devo e quero exercer meu direito de critico. O Blog, com pouco mais de dois meses em funcionamento e ainda com algumas pausas que dei, tem crescido no número de acessos diariamente, e assim como nas abordagens de revolta quanto ao que é escrito, também recebo abordagens de felicitações pelo que é criticado.


Sei que agora muitos devem estar se perguntando! Mas por que só agora resolveu se manifestar? Por que não o fez na administração do Pepé? Pois bem, a administração do Pepé, assim como todas as administrações, não só daqui, mas de qualquer outro lugar, teve suas falhas e não nos omitimos delas. Mas também, a administração do Pepé já passou e não temos como voltar atrás e criticar.


No entanto, lembro que muitos criticavam a administração do Pepé.  Não num blog com textos opinativos e sim nas redes sociais como facebook e outros. Criticavam de maneira vil, sem argumentação e fundamentação, baseados em fofocas e movidos pelo ódio.


Pessoas dos mais variados níveis sociais utilizavam e ainda o fazem, das redes sociais para atacar não uma administração, mas sim às pessoas que dela faziam parte. Xingavam e desejavam maldades  as pessoas ligadas ao ex-prefeito e ao próprio, que levava muitos a pensar que um tirano estava sentado na cadeira maior da municipalidade e uma quadrilha comandava os destinos da cidade.  Chegaram ao cumulo, no calor da vitória, de ofender os eleitores do adversário chamando-os de cachorros, pois deveriam por o rabo entre as pernas e ir embora.

Tudo isso foi dito por muito tempo, principalmente no período eleitoral e pós vitória e hoje o que vemos? Grande parte dessas pessoas, críticos ferrenhos, vestais da moralidade que lutavam contra o mal que em suas mentes havia se instalado na prefeitura, colocar sua roupinha domingueira e seguir em direção ao prédio administrativo com seus documentos para a nomeação no tão sonhado cargo em comissão.


A imbecilidade de muitos é minha indignação e que me move a escrever o blog. Não posso e não quero parar, isso tudo em respeito às pessoas que o lêem diariamente e sobretudo em resposta aos críticos que antes falavam daqueles que ocupavam os cargos. Mas, aqueles que mais falavam, hoje estão sentados nas mesmas cadeiras e ocupando os mesmos cargos. Essa história de “vaza Pepé!”, “Não vejo à hora do dia 1º chegar!” e tantas outras frases de efeitos nas redes sociais,   apenas mascaravam  uma realidade  e revelaram  um outro lado da história: o desejo que chegasse logo o dia 02 de janeiro de 2013 e ter garantida a “tetinha” que antes mal falada é agora bem vinda.


Sandro Gusso

HS!


8 comentários:

  1. o povo do porto precisa amadurecer com essa questão, existe um site sobre politica do jornalista fabio campana, ele da a opinião dele e ninguém critica o cara, e olha que ele tece criticas a prefeitura de curitiba e ao governo do estado, o link é www.fabiocampana.com.br, então vamos aprender a respeitar as opniões povo!!!!

    ResponderExcluir
  2. olha gente eu votei no atual Prefeito por achar q ele e seu vice fariam um governo digno de todos nós porém o q tenho tido notícias são as piores possíveis pois só parentes do prefeito nomeados para cargo em comissão já são 4 IVONE ZENAIDE VINICIUS E JULIANA parentes de vereadores DIRLEI e LINCON SOLDI isso gente é uma vergonha nós porto amazonenses temos q aprender a votar ou se revoltar com isso fica aqui meu apoio ao jornalista SANDRO q tem a coragem de escrever a verdade para todos e meu apoio tbm pois graças a Deus Sandro eu não dependo da PREFEITURA e nem tive ou quero TETA na administração apenas me deixo a disposicão para sempre comentar suas matérias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora dá para completar: Rosangela,Marli Polato e dizem às boas línguas que vêm mais uns parentes por aí... o mais engraçado é que, de tão capacitados que são os atuais diretores, alguns até ganharam companheiros. Necessários? Ou seria ampliação das tetinhas? Tem que ver que a companheira da primeira dama é como se fosse da família...Tomara que os que ainda querem entrar tenham um bom coração para fazer trabalho voluntário... ou será que querem diminuir o salário dos que nem reajuste tiveram para dar para eles?

      Excluir
  3. Sandro, opinar tudo bem, mas o que se vê no blog parece algo como uma tentativa de persuadir a população a uma "ditadura pepézista", uma vez que ao seu olhar, só existe defeito e profecias de mau agouro à nova administração, como se tudo tivesse ocorrido bem com a administração passada. Queria levantar alguns pontos sobre algumas postagens suas e comentários que li. Um: sei que existem parentes nomeados, mas independente disso são pessoas capazes e já demonstraram que sabem fazer em outras oportunidades, é só puxar as estatísticas. Dois: a secretária de saúde é esposa do vereador, mas é uma pessoa de pulso e que ENTENDE da área de saúde e possui formação para isso, do mesmo modo como vc bate no peito expressando seu orgulho em ser jornalista formado. Três: no blog, vc tenta dar um ar quase que soberano ao seu ponto de vista e lado político, mas pq vc não conta que tentou por meio da dissolução do Diretório do PMDB, junto com o ex-prefeito, atrasar a campanha para vereador, para assim evitar que o atual prefeito conseguisse a maioria na câmara? Por favor, aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas indagações serviram de inspiração para escrever o texto de hoje. Em alguns minutos estará disponível!
      Abraços!

      Excluir
  4. Mas quem é o atual prefeito? Dizem que é o "Boca" mole...kkkkkkk
    Esperar o que de uma administração do Carlão, Taío e cia?Quantos cargos e diretorias vão criar mais? Que vergonha eu tenho de ser portoamazonense, ver tanta gente ambiciosa(para o bem estar) se dando bem, mesmo não tendo qualificação. Te digo Dr Ademir, quanta decepção, pensei que o sr fosse honesto, votei em vc e me arrependi, o sr não precisava disso.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu fiz uma crítica interessante e procurei palavras que não ofendesse. Pq não publicou? Pq posto anônimo? Isso não é desculpa. Minha crítica, além de tudo era informativa. Vc está tentando manipular as pessoas.

    ResponderExcluir