quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O TREM DA ALEGRIA VOLTOU! E SEM JUNINHO BILL !!!


Hoje iria fazer uma análise dos novos secretários, ou diretores de departamento, mas achei muito cedo para tal, uma vez que os mesmos ainda estão se inteirando de suas pastas. Para a próxima semana, prometo analisar a indicação de cada nome e dar minha opinião. Se ela importa ou não? Para muitos pode não importar, mas como disse, ontem, as análises serão feitas baseadas na orientação do Ministério Público Federal.
Porém, antes de analisar o secretariado e lendo um comentário no blog, de um leitor anônimo, veio a inspiração maior, que me fez refletir que antes de analisar as pessoas que hoje ocupam os cargos, deveria fazer primeiro uma comparação do secretariado do ex-prefeito Miguel Sokulski e o  secretariado recém formado.
Lembro que em 2008 ou 2009, o atual vice-prefeito e a época vereador, Vicente Lourenço de Souza, entrou com pedido junto ao Ministério Público para que o mesmo entrasse com Ação Civil por improbidade administrativa contra o então prefeito Pepé, pois achava imoral parentes de políticos ocuparem cargos na administração pública.
Relembrando o secretariado do ex-prefeito Pepé, existiram a época (2008) três parentes de políticos nomeados: a esposa, a esposa do vice-prefeito da época e o sogro de um vereador. Já no mandato 2009/2012, o ex-prefeito teve apenas dois secretários parentes de políticos. A esposa, ocupando o Departamento de Ação Social e o sogro de um vereador, ocupando o Departamento de Obras. Ressalto, que entre março de 2009 a junho de 2010, também ocupei uma secretaria, sendo cunhado do ex- vice-prefeito, portanto também fui um nepote.
Ironicamente, três dias após assumirem o comando político de Porto Amazonas, segundo informações dos sites de noticias, (Folha de Palmeira, Gazeta de Palmeira, Porto Amazonas Conectado e do meu blog, pois copiei dos demais), vemos que dos nomes anunciados para compor o secretariado, exatamente 100% dos mesmos são parentes de políticos. Ou seja, um verdadeiro trem da alegria com recursos do município.
Vejam bem, o prefeito nomeou três parentes para o secretariado: a esposa, a cunhada e o primo. Dois vereadores, da base do Prefeito, conseguiram que este nomeasse respectivamente a esposa de um e o filho do outro. E há boatos, de que mais dois vereadores pretendem emplacar suas esposas, desmembrando ou criando novas pastas para eles: Cultura e Secretaria da Mulher.
Tudo bem que ainda não conversei com o vice-prefeito Vicente e não sei qual a opinião dele sobre as nomeações e vale ressaltar que nenhum parente dele foi nomeado e historicamente, pelo seu trabalho parlamentar, o mesmo deve discordar dessa prática.
Todavia, o Povo soberano não deve concordar, pois os mesmos que aos berros bradavam ensandecidamente “Não vão mais mamar!!!, não vão mais mamar!!!” devem estar revoltados, vendo a úbere do poder público sendo sorvida com voracidade apenas por familiares dos políticos, não sobrando nada para os de fora.
Bom fica aqui o registro, e minha discordância! Sei que vão falar que é mágoa, inveja porque perdemos e blá, blá, blá! Mas é minha opinião e pronto. Ah, peço a gentileza dos que ficarem ofendidos, não fazer ameaças, me interceptar em festas ou mandarem recados malcriados. E se quiserem justificar-se podem mandar um texto explicativo sobre o critério das nomeações, ou dirigir-se ao MP (Ministério Público), na Palmeira. Semana que vem prometo a análise dos novos secretários.
Nada mais por hoje. Abraços aos seguidores!
Sandro Gusso
HS!

14 comentários:

  1. Sandro por favor arruma o nome do meu site, esta errado o link, pode usar como "Porto Amazonas Conectado"

    ResponderExcluir
  2. Ok, Bruno já arrumei. Obrigado pela observação.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia. Concordo em partes com vc. Mas lendo o jornal folha de Palmeira, percebi que foi orçado para 2013 apenas R$5.000,00 para insentivo a instalação de novas empresas no município. Agora entendo o porque, afinal por que incentivar a criação de novos empregos para os munícipes, sendo que os políticos e seus familiares já estão empregados na Prefeitura?
    LEMBRANDO QUE NESTA ÚBERE VOCÊ JÁ MAMOU MUITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas alguns comentários. Primeiro, o orçamento é uma peça que pode ser modificada e que ao que consta passou pela Câmara de Vereadores, cuja grande maioria era politicamente contra o ex-prefeito e poderia perfeitamente ter aumentado esse valor e preferiram votar o orçamento sem nenhuma modificação, muito embora o Procurador da Câmara de Vereadores tivesse sugerido várias modificações. Paciência, já foi!. Segundo, para acabar com esta úbere enorme da Prefeitura do Porto, basta os vereadores colocarem em votação o Projeto de Lei que prevê a extinção de vários cargos em comissão e fazerem valer a Lei Orgânica que percentual destes cargos devem ser reservados a servidor de carreira. Terceiro, eu estou fazendo a minha parte como cidadão, não estou falando mentiras e mostrando minha cara e você? Prefere ser anônimo, mostre sua cara e lute também, vá na Câmara e cobre dos políticos pelas mudanças, precisamos somar as forças. Quarto, fui nomeado em fevereiro de 2009 e sai em meados de 2010...enfim mamei pouco se considerarmos que alguns mamaram 8 anos e agora voltaram para mais uma sugada de pelo menos mais 4 anos, porém, TRABALHEI e nunca precisei que contratassem assessoria para fazer o meu serviço, sempre soube o que eu estava fazendo e ocupei um departamento condizente com minha formação de JORNALISTA e por isso ocupei a Comunicação Social. Sempre fiz matérias de interesse do município e consegui a divulgação do município gratuitamente em diversos órgãos, que se tivesse que pagar custaria uma fortuna para o município. Quinto, obrigado pela visita e pela oportunidade de falar pela minha passagem rápida pelo Departamento de Comunicação Social e continue lendo o meu blog. Ah, não respondi antes pois sábado e domingo é dia do meu descanso. Abraços!

      Excluir
  4. Poste os comentários de críticas também!!! Liberdade de expressão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, postei os comentários, porém você não sabe o que é liberdade de expressão, pois esta nunca deve ser exercida anônima, de forma que sugiro aproveitar a oportunidade e ler a Constituição Federal que diz que é garantido a liberdade de expressão e "proibido o anônimato".

      Excluir
  5. Bom ,concordo com você sobre a questão de parentes de políticos,minha critica desta vez não vai ser para o prefeito atual mas sim para os vereadores que até onde sei estão pressionando de todas as maneiras o atual prefeito em busca de um cargo para seus parentes,sinceramente lamentável, a impressão que me passa é que a intensão é somente lucrar para recuperar o prejuízo,bom espero que pelo menos trabalhem em prol do município, falta uma coisa só para esses vereadores, VERGONHA NA CARA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta dado o recado, mas fontes me dizem que ainda vem mais nomeações de parentes por ai, criando mais duas Secretarias para abrigar mais mulheres. No caso mulheres de vereadores. vamos aguardar.

      Excluir
  6. E dissem que o prefeito nao abre a ( BOCA ) obedece bem quietinho e que o secretario laertes ta lá só de enfeite pois quem manda é o Carlao que administra tudo se continuar assim sendo manipulado nao vai ser mais mandado pelas mulheres e sim pelo Calão que vc acha disso ????.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns jornalista Sandro pela visão da atual administração, pois inclusive temos o mesmo pensamento ao verificarmos a triste realidade que nosso município tem enfrentado em poucos dias de administração,dando apenas enfâse as promessas de campanha... enchendo e criando um cabidão de empregos.........

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Sandro pelo blog, sucesso de audiência!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Fico profundamente triste em ver uma pessoa como o Dr Ademir, sendo manipulado por pessoas sem escrúpulos, visando o favorecimento próprio, sem se preocupar com o que pode acontecer, mais lamentável ainda é o povo ser comandado por pessoas desqualificadas, simplesmente por cargo político. Vivemos outra época, o pessoal não tem idéia do que pode repercutir tamanho desmando, pra própria população, vendo esse trem, só posso dizer que estou completamente arrependida do meu voto, e o Dr Ademir se não tomar uma atitude, vai ficar marcado para sempre como o pior administrador de Porto Amazonas.

    ResponderExcluir
  10. E que trem bom é esse!!!!!!!!!Olha o nível das contratações, esse povo deve levantar as mão ao céu por ter conseguido essa "teta". Totalmente sem critérios, só cargo político, pessoas que não servem nem pra varrer ruas do município, mas o tetão de "mãe" acolheu, só tenho pena de nós Portoamazonenses sendo administrados por incompetentes como esses, eu fico envergonhada de ter feito essa escolha, se arrependimendo matasse, estaria morta agora, não pensei que fosse dessa maneira, que vergonha.

    ResponderExcluir
  11. Não podemos avaliar um mandato em menos de um mês, mas essa atual gestão está dando mostras do que vem pela frente, começou mau, tendo em vista o favorecimento nítido a vereadores que não se elegeram, por vontade do povo e sem contar com cargos criados, de chefia, sem necessidade, a bandeira que pregavam, caiu por terra, o termo 'mamar' foi usado e abusado durante a campanha, e o que vemos agora é uma barbaridade, se o que acontecia na administração anterior era muita gente 'mamando" como foi dido, o que podemos dizer agora na atual administração? Fica a pergunta ao atual administrador, o Dr Ademir:
    O senhor não se sente envergonhado ou constrangido, ao menos, de pregar decência na campanha, junto com seus atuais aliados, e fazer o que está fazendo?
    Só do atual prefeito: mulher, cunhada, primo, parente e marido da parente.(cinco cargos)
    E não para por aí, tem mulher de vereador nomeada tbém, e podem ter certeza, essa festa não para por aí, vem mais ainda.

    ResponderExcluir