sábado, 17 de novembro de 2012

HORA DA LIMPEZA!




Dei uma lida no jornal "Folha de Palmeira" e claro, não podia deixar de comentar a reportagem sobre os novos prefeitos, em especial o de Porto Amazonas.
Na reportagem Ademir fala de seus planos para o ano que se inicia, incluindo uma nova Prefeitura, a instalação de um museu onde funciona a atual e o pleno funcionamento do Hospital, que foi interditado pela 3ª Regional em 2010 e passou por uma ampla reforma nos últimos dois anos e, ao que se sabe o atual prefeito Miguel também esteve visitando o Secretário de Saúde do Estado e Regional de Saúde, porém sempre foram categóricos de que precisava realizar todas as etapas das reformas, com custos totalmente suportados pelo município.
Pois bem, o prefeito eleito falou ser inadmissível não nascer crianças em Porto Amazonas, mas o engraçado é que quando ele administrou o Município por oito anos, somente nos últimos anos de seu mandato, começaram a nascer crianças. São situações engraçadas não é? Pois é muito fácil falar, principalmente quando não somos nós que estamos a frente da Máquina.
Outro ponto que me chamou a atenção foi a visita ao secretário de Saúde Michele Caputto Neto, onde o triunvirato que o visitou “praticamente exigiu o pleno funcionamento do hospital!”.... kkkk! Imagino a cena, o prefeito eleito e seu vice exigindo do secretário de Estado: "Ou o hospital funciona plenamente ou??? Ou o que devem ter dito para exigir? Ora não nos tomem por ímbecii. Devem ter pedido, mas sem exigências, pois no cenário eleitoral estadual Porto Amazonas representa mil e poucos votos numa eleição de governador. Um Município como o nosso, de pouca representatividade eleitoral não exige nada! Apenas agradece o pouco que os Governos Federal e Estadual nos mandam. Mas, lembro, que para exigir a abertura há necessidade de cumprir o cronograma de obras e investir no centro cirúrgico, além de toda a parte burocrática de rotinas, etc. Aí sim, tem-se condição de exigir, salvo se a 3a Regional de Saúde mudar de posição e jogar no lixo a mesma legislação que fundamentou a decisão da interdição.
Eu como cidadão e usuário da Saúde espero realmente o funcionamento pleno, até porque foi promessa de campanha e promessas devem ser cumpridas! Falou-se muito nos comícios (bem verdade que nestes foram alguns candidatos a vereadores) que o hospital literalmente, já nos primeiros meses de governo, iria funcionar a “pleno vapor”, pois segundo alguns correligionários isso era má vontade política do Prefeito e seu secretário. Aguardemos, tomara que se concretize.
Agora, a "pérola" da entrevista foi a "limpeza na prefeitura". Vou fazer duas análises, uma em tom irônico e a outra mais séria. Ironicamente, estou imaginando a cambonagem no dia 02 de janeiro, todos com baldes e vassouras fazendo uma limpeza pelo prédio, pois é a única coisa que poderão fazer. Os cargos comissionados da atual administração saem junto com o prefeito Pepé. De forma séria, inadmissível, um Prefeito eleito falar de servidores concursados e especializados nas suas funções, dizendo que vai fazer a limpa, pois indiretamente está afirmando que os mesmos só fazem serviço sujo, servidores estes que na sua maioria serviram o Prefeito Ademir nas suas duas gestões e que contribuíram para que suas contas fossem aprovadas. Usou dos mesmos, e agora por interesses políticos vem a público dizer que vai fazer limpeza. Isso no mínimo caracteriza assédio moral a ponto de um exemplar do jornal ser levado as autoridades do Ministério Público do Trabalho ou ao Ministério Público de Palmeira, pois prenuncia-se a tentativa do resgate coronelista, talvez inspirado na novela recém apresentada pela Globo, Gabriela.
Deve-se lembrar ao futuro alcaide, que a grande maioria dos servidores que prestam serviço na prefeitura são concursados e pouco se pode fazer. Não existe mais aquela prática coronelista de remanejar funcionário ou persegui-lo no serviço, sem ofertar a mesma condição de trabalho. Os tempos são outros, as Leis são outras. Hoje por exemplo existe, como se disse acima, o assédio moral e qualquer funcionário que se sinta prejudicado pelo empregador, pode e deve denunciar.
Lembro quando o prefeito Pepé assumiu o primeiro mandato, seu antecessor e eleito novamente Ademir, deixava de herança cerca de 43 cargos em comissão. Cargo de músico, fazendo limpeza no hospital, músico-motorista, era o que mais tinha. Isso mesmo MÚ-SI-COS e nem sequer uma fanfarra a Prefeitura tinha.  Além dos músicos Ademir não exonerou a própria esposa, que ocupava o Departamento de Assistência Social, pois não dispunha de recursos para pagar os direitos trabalhistas, deixando a “bomba” para Pepé. E o pior, agora aparece em público para condenar uma prática da qual sequer tem moral pra falar.
Pois bem, do sonho de demitir os comissionados da atual administração, o futuro governo não terá o sabor.
Na verdade a reportagem serve mais para saciar os ânimos dos mais próximos e que acreditaram no discurso populista. Todos esperando por sua vaguinha e esperançosos para, como diziam os próprios, "mamar" nas úberes da máquina pública, que ao que se desenha, deverá ter muitas tetas, pois há um Projeto de Lei na Câmara de vereadores para extinção de vários cargos comissionados e que agora há resistências na aprovação do mesmo por parte de algumas lideranças políticas que foram severos críticos a existência dos mesmos.
No mais é aguardar e ver no que vai dar. Esperar a transferência da Prefeitura para outro local e poder visitar o museu que será instalado. Aliás esse museu era para ter saído no segundo mandato de Ademir, como tantas outras promessas, mas vamos ver se agora desencanta.
Finalizando, por tudo que li e interpretei da reportagem, devemos ajudar o novo prefeito a escolher um novo lugar para instalar a administração que chegará com o ano novo. Eu sugiro o Palácio de Buckingham, e vocês?

Sandro Gusso
HS 

Um comentário:

  1. Pra acabar mesmo por isso que nosso municipio e uma vergonha todos deixam a desejar mas onde que acho esse jornal pra ver pois nao acredito que o Doutor Ademir ia falar uma bosta dessa.to achando que e coisa da oposicao dele.

    ResponderExcluir