sexta-feira, 9 de novembro de 2012

É NOSSO DEVER COMEMORAR



Hoje nós portoamazonenses estamos de parabéns! Nossa cidade comemora 65 anos de emancipação política. E temos muito o que nos orgulhar, mesmo que por vezes no campo prático, por um fato ou outro, tenhamos  algum dissabor. Ao seu tempo e direcionado a outros fatos históricos, Olavo Bilac disse: “ ama com fé e orgulho a terra em que nascestes!”. Então amemos nossa terra, amemos nossa cidade e que este amor seja incondicional.
Temos uma história rica e linda, porém hoje, não vou  me deter aos fatos históricos, pois todos os conhecem. Claro que uns mais, outros menos, principalmente as novas gerações. Mas já criticando, como professor que estou às vezes fico assustado com a falta de conhecimento da historia de nossa cidade por grande parte dos alunos. Mas isso é assunto que discutiremos em breve.
Na solenidade de hoje, alusiva ao aniversário da cidade, realizada no ginásio municipal de esportes, onde alunos das escolas municipais e estaduais,  autoridades e cidadãos ainda com dever cívico prestigiavam o ato alusivo, o discurso do prefeito Pepé mereceu destaque, pois a alusão feita ao tempo, passado, presente e futuro, levou muita gente a pensar sobre Porto Amazonas.
Eu por exemplo, durante o discurso, lembrei que além do aniversário, a data de hoje também nos remete a um ano de falecimento do ex-prefeito Leonaldo Gomes da Costa.
Leonaldo sempre foi um político polêmico, porém suas realizações como prefeito não podem e nem devem ser esquecidas, pois como administrador, Porto Amazonas teve sua grande transformação, principalmente na infra-estrutura. Lembrei que quando vim morar aqui, muitas das ruas tinham iluminação precária. Postes de trilhos e lâmpadas comuns iluminavam algumas de nossas ruas. Leonaldo foi o inovador, trouxe várias benfeitorias e muitas obras, das quais ainda desfrutamos.
É claro que outros ex-prefeitos também contribuíram, alguns mais, outros menos, para o desenvolvimento da cidade. Ao seu turno, embora alguns possam criticar, o atual prefeito fez muito pela cidade e devemos reconhecer isso, nem que seja com o tempo.
Enfim, mais um ano da história de Porto Amazonas foi escrito. A partir de amanha, até 9 de novembro de 2013, mais “linhas” dessa história serão traçadas e espero em Deus, que sejam linhas de progresso e benfeitorias para o Povo.
Quem sabe nessas linhas, o Tempo traga de volta o amor cívico por datas como esta, a cada cidadão. Que nós possamos no ano quem, com ou sem chuva, comemorar com amor a história de nossa cidade. A história que é nossa. Quem sabe o ano que vem, alunos, autoridades e a população, levantem-se pela manha e comemorem com orgulho a emancipação de nosso Município.
Parabéns a todos nós! Somos Portoamazonenses! Uns de nascimento, outros assim como eu, de coração.

Sandro Gusso
HS!

2 comentários:

  1. É isso aí, reflexões sobre a data histórica é importante

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, hoje quando estava no Coronel Amazonas escutei alguem perguntar: Quantos anos a cidade estava fazendo, e a pessoa não soube responder!Ai eu pensei ela nasceu aqui e não sabe disto?

    ResponderExcluir