sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VERIFICANDO MELHOR AS INFORMAÇÕES!




Depois da repercussão da última postagem, na qual teci criticas contundentes a postura do prefeito eleito Ademir  Schuhli sobre a matéria publicada no Jornal A Folha de Palmeira, esta  semana a notícia ganhou novos contornos.

Outro dia conversei com o prefeito eleito e o próprio disse estar surpreso com as declarações veiculadas no jornal, pois ele não havia dado entrevista nenhuma ao mesmo e que tratava-se de matéria de conteúdo inverídico e que pediria direito de resposta, o que de fato ocorreu na edição de 30 de novembro.

Nesta edição, o jornal traz uma publicação, como direito de resposta, onde Ademir diz que não usou a expressão “limpeza” e nem tão pouco cogitou a mudança do prédio da prefeitura e muito menos ainda exigiu a reabertura do hospital, na visita que fez ao secretário de Estado da Saúde. Por sua vez o jornal reconhece e afirma que exagerou nas colocações e que da próxima vez, irá chegar melhor às informações.

Pois bem, em relação a estas “notícias” assunto resolvido.

Como jornalista profissional que sou, faço uma ressalva em relação a divulgação de matérias jornalísticas, pois  toda  informação deve ser verificada a fonte sob pena do veículo de comunicação cair no descrédito popular, por isso, deixo a dica: é principio básico dentro do jornalismo verificar a informação, pois nem sempre é bom confiar na fonte que nos passa a notícia, por mais confiável que ela possa nos parecer. A matéria foi publicada e meu comentário na postagem anterior não foi por acaso, pois queriam ou não, a forma como foi  apresentada a matéria, a mesma pedia um comentário a respeito.

Ao jornalista é garantindo por Lei, o sigilo da fonte, a matéria foi publicada, todavia as palavras não saíram da boca do prefeito eleito. Alguém passou a informação, mas não cabe a mim querer descobrir o autor das mesmas, uma vez que o próprio jornal se redimiu do erro que cometeu, deixando claro que verificará melhor as futuras informações, o que nos permite  a reflexão de que a “fonte”, caiu no descrédito do jornal e que tais informações serviram apenas para tumultuar o momento político.

Conheço o pessoal da Folha de Palmeira e tenho certeza de que confiaram na fonte, por isso fizeram a publicação, não contando é claro, com a repercussão negativa da notícia.

De qualquer forma agiu bem o jornal ao fazer a retratação, resgatando a verdade. O mesmo faço eu aqui, registrando o mal entendido causado pela “fonte” afoita pela discórdia.

Por outro lado, não menos verdadeiro, é que manterei vigilância constante dos atos políticos de nossa cidade, quer seja de agrado ou desagrado de alguns, pois estou exercendo minha função de Jornalista e sobretudo, cidadão portoamazonense.

Isto posto, meus nobres, até a próxima!

Sandro Gusso
HS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário