terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PRIMEIRO MÊS!




Passado o primeiro mês da “nova” administração municipal é hora de fazermos a análise das novidades que começaram a serem implantadas, ou como dizia o vice-prefeito em matéria de um jornal de circulação regional, o “choque de gestão”. Choque mesmo, afinal, para relembrar o atual Governo  veio para acabar com as mamatas e desmandos que tanto foram propagados na eleição de 2012.
São vários pontos a serem analisados. Vamos a eles.
Conforme consta da proposta de governo, disponibilizada no site do TRE/PR e também em jornal de campanha, havia uma proposta de valorização do funcionalismo público e dos professores. 
Pois bem, o fato é que a semana passada (31/01) o funcionalismo público municipal recebeu a primeira  valorização. A Prefeitura não repassou o reajuste salarial. Tomados de surpresa, professores, motoristas e demais funcionários da municipalidade chegaram ao banco e qual a surpresa dos mesmos? Nem um centavo sequer de reajuste. Apenas os cargos que recebem salário mínimo tiveram seus valores adequados ao mínimo federal.
Caminhando pela rua central na sexta-feira pela manhã, fui abordado por alguns funcionários, que reclamavam da falta do reajuste, inclusive alguns disseram para mim: “Sandro, você tem que denunciar no blog!” Tudo bem, fui conversar com outros funcionários e a reclamação era a mesma. Já pelos lados governistas, dos apoiadores, ouvi o absurdo de que o reajuste não foi dado pois o ex-prefeito Pepé havia deixado um “rombo” nos cofres. Claro que essas palavras não foram ditas pelo atual prefeito e nem secretários, mas sim por aqueles que nutrem ódio ao ex-prefeito. Bobagem, pois sabemos o quanto ficou em caixa, inclusive as somas foram objeto de discurso do ex-prefeito durante a posse do atual (que em nenhum momento veio a público desmentir os valores)  e do montante de mais de 500 mil,  cerca de R$250 mil  eram da Educação.
O fato é que não houve reajuste para o funcionalismo. Na história deste Município, desconheço que algum prefeito tenha deixado de  repassar o reajuste salarial ao funcionalismo e o motivo para tal ato, não sabemos, mas podemos chegar a algumas conclusões:
Neste mês que passou, como já havia dito em matérias anteriores, o verbo conjugado pelo atual governo foi um só: NOMEAR. Nomearam secretários (até normal) nomearam “assessores”, chefes de divisões, assistentes e assim por diante. Todos sempre ligados aos vereadores da base e ao prefeito. Isso tudo gerou um aumento na folha e que segundo informações extra-oficiais do TCE (Tribunal de Contas do Estado, onde tenho amigos) o índice de pessoal da Prefeitura de Porto Amazonas está  na casa dos 52% e isso impediu o reajuste (pois o ideal é que esteja abaixo de 49%)  pois a necessidade maior era acolher os tão famintos bezerrinhos que bradavam na eleição por Justiça e melhores condições, no caso a melhora das suas condições!
Abro aqui um parágrafo para falar da classe dos professores. Como professor que estou e em breve o serei em definitivo, me solidarizo com os professores municipais, que além de não terem reajuste, correm o risco de ver seu plano de cargos e salários, criado pelo ex-prefeito Pepé, ser jogado no lixo pela atual administração, que já deu sinais de que não cumprirá com o que diz a Lei do magistério Municipal.  Basta entrar no site do município e ver que a lei 848/2009, prevê que o reajuste dos professores será no mês de janeiro pelos índices fixados pelo Governo Federal. Lembro que na posse do atual prefeito, eu estava presente e houve um juramento público que bem escutei e que em certo momento dizia: “...Juro cumprir a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Paraná, a Lei Orgânica do Município e as Leis...”. E agora, o que dizer?
Sei que quando o índice de pessoal está alto, os governos (pela informação que me passaram ontem na Assembleia Legislativa) não podem dar reajustes, porém devem reduzir os cargos em comissão e as horas extras até o índice chegar ao normal. E o que vemos, várias nomeações, que julgo desnecessárias no momento e que poderiam muito bem serem feitas mais tarde. E o pior, que cogita-se de novas nomeações e desmembramento de secretárias para abrigar mais bezerros. E aí pergunto: Como explicar aos funcionários que não pode dar aumento e continuar contratando e elevando os índices de pessoal?
Vamos aguardar e ver o que acontece, mas de antemão, deixo o blog a disposição  e digo que a classe, principalmente dos professores que possuem lei e sindicato, deve se unir para garantir o direito por qual lutaram tanto. Aos demais funcionários, meus sinceros sentimentos, pois é difícil contar com uma coisa e no final ela não aparecer. Mas em ambas as categorias, deve-se também conjugar um único verbo: COBRAR. Cobrar, principalmente aquilo que foi prometido e está registrado. Se precisarem tenho o jornal de campanha do prefeito de alguns vereadores.
Outro aspecto a ser observado neste primeiro mês, além da falta de reajuste, e que  vem sendo dado a alguns funcionários é a questão do assédio moral, ou no popular a perseguição política. Só para lembrar, alguns defensores do atual prefeito diziam que a “paz” finalmente iria reinar entre os servidores, que alguns até choraram no dia da vitória. Mas a realidade tem se mostrado diferente. Me foi narrado um caso, que muitos já devem estar sabendo, de assédio moral de uma Diretora de Departamento sobre duas funcionárias. O caso eu vou detalhar mais adiante, pois renderá, segundo informações,  uma ação contra a pessoa da Diretora e o município, pois não há nada mais humilhante (ao que corre pela boca do povo) de dar uma mesa, um computador que não funciona e uma máquina de “Xerox”  que não funciona e ainda proibir a funcionária de tomar café, no horário que a mesma tem direito. Pior, quando a coisa esquentou sobrou para a funcionária: foi transferida para a biblioteca.
 Mas no atual governo, o governo que veio para mudar e trazer “paz”, este fato está se tornando corriqueiro, embora muitos não tenham se atentado que os tempos mudaram e isso tudo hoje é passível de processo e indenização. Aliás, e até é engraçado, por que as transferências, na sua grande e esmagadora maioria estão ocorrendo com funcionários que na época não apoiaram o atual prefeito?
Lembrando ainda, dos casos de desvio de função, onde funcionários tiveram um aumento considerável no salário e hoje não devem estar se importando se tiveram ou não reajuste.  
E ainda, o presente maior à população que utiliza dos serviços da Saúde.  Hoje se vê pacientes, segundo informações, com câncer terem que ir para suas consultas e tratamentos no roteiro normal, nas “kombis”  apinhadas de gente, saindo às 5 horas da manhã e tendo que esperar até a última consulta para retornar, sem considerar o estado debilitado que se encontram e as reações colaterais que sempre ocorrem após realizarem, por exemplo um sessão de quimioterapia.
Sei que vão dizer que na época do ex-prefeito, em algumas situações, era igual, mas o povo não elegeu o atual prefeito para ser igual, e sim, melhor e vou dizer o porque na próxima postagem do blog, pois lembro bem dos discursos na praça central, os quais foram gravados e comentarei aqui, inclusive com a postagem do vídeo em questão para não dizerem que estou mentindo.

Sandro Gusso
HS!

 

17 comentários:

  1. Parabéns pelas matérias jornalista Sandro Gusso !
    E continue sendo os olhos atentos do Povo Porto Amazonense.

    ResponderExcluir
  2. O poder subiu pra cabeça de alguns, tem mais assédio moral em outros departamentos.

    ResponderExcluir
  3. é inaceitável que a prefeitura pague tão pouco, nunca vi um salario igual a este, realmente um salario de miséria, sem contar que na maioria das vezes os aux administrativos do município é que fazem todas as coisas os chefes e diretores é que levam os creditos, alias isto acontecia também na gestão anterior.

    ResponderExcluir
  4. Prefeito anuncia que irá reduzir o salário pela metade

    Prefeito Edgar Bueno anunciou na tarde desta quarta-feira (06), medidas drásticas de redução de gastos na administração do município.

    Segundo foi divulgado, o salário de Edgar será cortado pela metade, secretários irão acumular funções, não serão chamados novos secretários e nem funcionários concursados. Além disso, as horas extras serão vedadas e as Unidades Básicas de Saúde ficarão fechadas no período da tarde.

    A previsão é que a economia para os cofres públicos do município, com as medidas anunciadas, ultrapasse R$ 2 milhões.

    tomara que siga o exemplo

    ResponderExcluir
  5. Sandro vc não é o melhor exemplo a ser seguido pois já agiu algumas vezes de forma errada mas tem o direito de melhorar. Agora que certas coisas que vc escreve não da pra gente esconder não dá, pois como sempre os funcionários sao desvalorizandos pois o pouco pra nos ja seria o bastante. Se quizesem ajudar os funcionários pq nomear tanta gente da mesma familia que ja recebem um monte? Porque nomear diretor que não tem uncionários em quem mandar? Porque para os medicos pagam 60 mil por mês e para os funcionários não podem dar um mísero reajuste? Porque? Porque? Fico triste como funcionária do município e já sei que a desculpa vai ser a mesma de sempre um vai jogar pro outro, um vai culpar o outro, vão culpar o anterior (que também não era lá essas coisas), vão falar isso e aquilo, e BURRO isso mesmo BURRO de nós que ainda acreditamos em discursos de políticos que prometem, prometem e depois que entram garantem só o emprego ou a TETA como vc diz pra familiagem deles. Sabe o que tenho a dizer vão pra p. q. p!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, posso não ser um exemplo mesmo, mas faço constantemente reflexões e venho a medida do possível tentando melhorar. Quanto ao que escrevo, não estou inventando nada, apenas comento fatos que são públicos e que todos estão vendo. Muitos embora, não podem ou não tem coragem para falar. E mesmo eu não sendo um bom exemplo, nunca fiz promessas ou criei ilusões na população simplesmente para alegrar aqueles me me seguem.

      Excluir
  6. tudo verdade, parabéns Sandro.

    ResponderExcluir
  7. quero fazer um desabafo meu pai trabalha na garagem e sabe o que ele disse que mudo lá, foram varios chefes um não sabendo em quem mandar no outro fora os motoristas que são puxa do Prefeito e que acham que é chefe também só porque é vereadores, pra quem podemos denunciar isso Sandro, pro Promotor ou para os jornais? isso porque votamos pra eles que diziam que tava tudo errado o que meu pai que não tem boca pra nada ta achando que nunca viu tanta mentira e vontade de mandar e ganhar dinheiro como ta agora

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo o que você falou no blog e te parabenizo por tudo que tem falado,e espero que as pessoas leiam e fiquem atentos pelo que esta acontecendo com o novo governo em Porto Amazonas, porque o que prometerão não estão cumprindo,e outra estão colocando pessoas para trabalhar que já possuem bens,e os puxa-sacos,mas aqueles que realmente precisam ficou somente na promessa, não sei porque tanto cargo comissionado,porque tantos departamentos dentro da garagem sendo que somente uma pessoa que seja capacitada pode tomar conta,estou muito arrependida por ter votado em uma pessoa sem capacidade para governar nossa cidade,e acredito que tem muitas pessoas também arrependidas,tenho certeza que o nino daria muito mais valor para as pessoas que realmente precisam e iria cumprir o que prometeu,estou muito triste com tudo isso,e não tenho mais certeza que nossa cidade possa mudar,acho que apenas os que podem mais ficaram bem e os outros cada vez na pior,que Deus nos ajude e esteja abençoando nossa cidade,bjs a todos que lerem.....

    ResponderExcluir
  9. Como pode isso,quando o Pepé estava a gente via tanta coisa errada,mas agora eu acho que ta muito pior,esse prefeito que colocamos la dentro só ta puxando para o lado dele,parentes e os puxa sacos,tem vereador na garagem dando um de diretor,metido la dentro,o Laertes coitado esse não soube nem ser vereador, não é a toa que não ganhou de novo,duvido que esteja fazendo alguma coisa la,esse tipo de gente tinha que ta ralando na roça como muitas pessoas para ver como e bom trabalha de verdade,o único que tem direito de ta la dentro,que e uma pessoa muito boa e o João,muita gente gosta dele,e humilde e podendo ele ajuda aos outros,ele com certeza saberia dar conta da garagem sozinho,mas como o prefeito prometeu emprego para os puxa né,tao la e quem realmente deveria ta trabalhando não esta ficou só na promessa,se arrependimento matasse eu estaria mortinho da silva,mas não e só na garagem que ta tudo errado,em todos os departamentos,e muita gente que era do Pepé estão sofrendo as consequências,para mim o prefeito teria que ser mais democrático e larga mão de esta punindo o povo do antigo prefeito,mas como dizem a politica de Porto Amazonas é suja e sempre vai ser,entra prefeito sai prefeito só muda as caras mais nada,e esperamos que esses novos vereadores façam alguma coisa pela nossa cidade não e só sentar la,e ganhar o salario gordo,precisamos de vereadores que realmente cumpram seu dever aqui em nossa cidade......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vereador, esposa de vereador, parente do prefeito...tudo em família. isso é ético? " tudo posso, mas nem tudo me convém"!

      Excluir
  10. Sinceramente, eu acho que esse prefeito que colocamos para governar nossa cidade é mais sujo que o Pepé,pelo menos o antigo prefeito fazias as coisas as claras e quando tinha que cumprir alguma promessa ele cumpria,em compensação o seu Ademir tem medo das pessoas,anda se escondendo do povo,que tipo de governante é esse que fica dando profissões, para quem já tem emprego,para pessoas que já tem bens, são ricos dentro de Porto Amazonas,bem se vê que vc e dos povos ricos e não dos pobres,prometeu tantas coisas e não cumpriu nada,Olha seu Ademir se estive impitman, tiraríamos vc dai e colocaríamos uma pessoa que realmente de valor para o povo,que faça alguma coisa por Porto Amazonas,ate agora não vimos nada de diferente aqui, só empregos para quem já é empregado,departamentos que não para mais de aparecer,tome consciência do que vc esta fazendo,e comece a pensar em fazer desta cidade um lugar bom de se viver,vai para Brasilia se mexa,traga condições melhores para nós,para de só pensar no teu rabo,que com certeza esses 4 anos vc não vai fazer nada e com certeza nunca mais vai ganhar,prefiro votar em um cachorro do que em vc,desculpa pelas palavras mas estou muito indignado com o que tenho visto e ouvido,tome tento,e vá atras das pessoas que vcs prometeram emprego,chega de empregar corruptos que não precisam,e teus puxa-sacos e só esses que vc pós la....Desculpa pela sinceridade,mas as vezes fica entalado na garganta e precisamos falar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais sujo que pau de galinheiro ,isso sim. Na próxima eleição tem que saber antes com quantos o candidato tem o rabo preso. Isso é uma vergonha.

      Excluir
  11. Aíiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!! Zé povinha,!!!!!!!! soframmmmmmmmmm!!!!!!!Vão lá na casa dele que a Primeira dama vão os receber com um lanchinho agora!!!!!!!!!!!! Sofram e na próxima acreditem em tudo!!! Sofram!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Pena que só agora a memória do povo voltou,pois agem como se eles(elas) ninca estivessem estado antes na prefeitura. Qual a surpresa mesmo?????

    ResponderExcluir
  13. O Povo é muito burro mesmo,o mais engraçado agora que não vejo nimguem alegre e cantando é 44 Porto Amazonas!!! Hehe quero mais é que o Boca a Ditadora Ivone e toda a patótinha Afunde a cidade

    ResponderExcluir
  14. Parabéns mto bom a matéria.Pena q pessoas q seriam para ser nossos representantes não estão preocupados com a nossa opinião e sim com seus proprios benefícios,por isso devemos pensar antes de colocar tais pessoas.

    ResponderExcluir