terça-feira, 2 de abril de 2013

"PANEM ET CIRCENCES!"


Às vezes pode parecer que o blog por mim criado era “só fogo de palha” como alguns correligionários da atual administração afirmam. No entanto, apesar do blog não ter o compromisso de escrever diariamente ou semanalmente, sempre que possível estaremos aqui postando algo. Portanto, àqueles que acreditam que o prazo de validade do blog expirou, mudem o discurso, continuaremos aqui, por muito tempo, firmes e fortes!

Esta semana, um amigo comentava da passividade do povo brasileiro, principalmente em relação à política, seja ela nacional, seja ela estadual, seja ela municipal. A cultura de que nosso povo é pacífico serve aos interesses de muitos, pois mantendo o povo assim “na passividade” as coisas podem acontecer debaixo dos olhos do povo que nada fará de crítica. Povo pacífico é povo dominado, principalmente aos interesses políticos, que  querem que as coisas continuem assim como estão. Dizia ele, que queiramos ou não a “política do pão e circo” continua com todo vigor em nosso país, e acrescentava que estava certo Lima Barreto ao  falar logo no início de nossa República brasileira  que o” Brasil não tem povo, tem platéia”.

Pensando bem, a mais pura verdade! Vamos analisar cada um destes fatos históricos e comparar com nossa cidade.

A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento (fonte: http://www.infoescola.com/historia/politica-do-pao-e-circo/).

Em relação a Lima Barreto, escritor brasileiro pouco conhecido da maioria dos brasileiros, a não ser por estudantes de letras e pessoas que gostam de literatura, que escreveu, entre outras obras “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, disse em certa ocasião que o “Brasil não tem povo, tem plateia”. Queria Lima Barreto dizer o seguinte: que povo é aquele que participa que questiona, que cobra, e que platéia, é aquela que assiste que tudo vê e finge não ser consigo e que mesmo diante da constatação de coisas erradas ainda assim aplaude.

Ora, se tomarmos por base estas colocações anteriores da “política do pão e circo” e de que “o Brasil não tem povo, tem platéia” e as contextualizarmos em nosso ambiente político municipal, veremos que apesar de terem sido aplicadas ou ditas há muito tempo, ainda assim servem para nós.

A política do “pão e circo” é visível na atual administração, pois apesar da população não concordar – inclusive aqueles que votaram no 40 -, fez as nomeações das parentadas dos políticos (inclusive parentes seus), em troca sem dúvida de seus apoios. O discurso de moralidade pública e impessoalidade que tanto falaram, literalmente entraram pelo ralo. E não de assustem se vier mais nomeações de parentes de algum político que está sedento pelo leite tipo A que engorda as contas da família e ajuda a recuperar o “investimento” de campanha, pois nesse governo a regra é nomear, mesmo a “mimosa” dando sinais de que está combalida!

Quanto aos funcionários, muitos me param na rua e ainda estão  questionando a ausência dos aumentos em seus salários, percentuais mínimos, mas que aplicados aos seus salários ajudaria com certeza na compra do botijão de gás do mês. Mas quando o governo municipal é questionado, dizem que  a resposta está na ponta da língua, inclusive já ensaiado por todos os apoiadores e vereadores que apóiam a atual administração, que respondem: não temos dinheiro, o outro prefeito deixou dívidas (mas até hoje não trouxeram a público quais dívidas e se ficaram foi deixado dinheiro suficiente para pagá-las)  ou que o gasto com pessoal está alto e o Tribunal de Contas não deixa dar aumento. Enfim, só engodo para enganar os pobres coitados que pouco entendem de finanças públicas. Mas se os gastos com pessoal estão altos, até agora não vi nenhuma medida concreta para redução dos mesmos, ao contrário  contrata-se sempre novas pessoas pressionando cada vez mais a folha de pagamento. E sendo assim, o povo não entende o porque de tantas  nomeações em cargos em comissão foram feitas? Será que se os altos salários desses cargos em comissão fossem cortados não daria para pagar o reajuste dos funcionários, inclusive dos professores? E as horas extras então, para uns poucos privilegiados. Outro dia mesmo escutei da boca de um funcionário da prefeitura que se gabava do seu contracheque, dizendo para mim que ganhava mais do que eu como professor, pois agora com o “pai Mire” recebia “bolas de horas extras”, e ainda me segredou que outros funcionários também “privilegiados” estavam recebendo “bolas de horas extras” – nesse último caso se é verdade não sei, foi o que me disse e não posso revelar o nome aqui por dois motivos: o sigilo da fonte garantido pela Lei de Imprensa e é claro, não sujar com ele que pode ter suas horas extras cortadas e ser colocado de molho.

Lógico que desse jeito, jamais vão conseguir dar aumento aos funcionários e professores, pois tiram da boca de muitos para colocar na boca de poucos.

Mas, como disse tempo atrás, tenho amigos no Tribunal de Contas do Paraná que sempre me ajudam nas dúvidas de administração pública, e perguntei a um deles o que acontece quando o índice de pessoal está alto. O que deve fazer o Prefeito para que este índice volte ao normal? Foi  bem categórico e me informou  que as primeiras medidas podem ser: a extinção de cargo e funções comissionadas ou redução dos vencimentos a eles atribuídos. Mas aqui em Porto Amazonas isso vai soar como piada. Sabe quando isso vai acontecer? Nunca. Isso mesmo, nunca. Pois o que se vê ao abrir o jornal “Gazeta de Palmeira” quase sempre uma nova nomeação. Então os funcionários do município que esqueçam de seus aumentos, a não ser de serviço que por certo está tendo muito. Enquanto uns vão trabalhar bastante e continuar ganhando o mínimo, as comissionadas “paneiras, bordadeiras, crocheteiras”, Soneca e alguns outros,  continuarão ganhando seus “gordos vencimentos” e como diz um leitor do blog  “que sofram o povo!”.

De outro lado, tenho que concordar com esse leitor, acho que temos que sofrer mesmo, pois todo mundo está vendo o que acontece, não só em relação às nomeações, mas em relação a muitas outras coisas. E o que fazem? Nada. Ficam só esperando que o Sandro Gusso “bote a boca no trombone”. Ninguém se manifesta publicamente, ninguém cobra dos vereadores, ninguém cobra do prefeito. Basta adoçar a boca de uns com ovos de chocolate nas escolas ou na assistência social e falar que o dia que melhorar a arrecadação, que o FPM melhorar e que em breve o aumento virá, pronto, o Prefeito passa a ser “pai” novamente.  Ou seja, o povo parece que gosta mesmo de “pão e circo” e neste sentido, aproveito a frase de Lima Barreto, para concordar que realmente não temos povo, temos platéia, porque todo mundo está aí para se manifestar e finge que o problema não é com eles. – salvo os professores que realizaram abaixo-assinado, que foram até os vereadores e pelo jeito vão ter o reajuste agora em abril, segundo informações.
 
Acho que quem votou no Prefeito tem mais é que cobrar, pois na hora em que foram pedir votos nas casas, tenho certeza que não disseram que iriam fazer nomeações de parentada de político, mas que prometeram trazer empregos, melhorar a saúde, a educação, o turismo, o esporte, etc.

Esta na hora de acordar minha gente!

Eu estou fazendo minha parte, cobro transparência, que é um direito nosso como cidadão. Questiono e não tenho respostas e como diz um partidário do atual Prefeito “Se acha que ele vai dar importância ao que você escreve?”. Realmente, não deve dar importância ao que escrevo, mas tenho certeza que a hora que tudo isso for questionado junto ao Ministério Público ou ao Tribunal de Contas, aí sim vão dar importância e estou pensando seriamente em fazê-lo: Questionar o porquê do aumento vertiginoso de tantos contratos? Questionar o porquê até hoje não foi prestado contas da festa da maçã e quanto deu a entrada no ginásio de esportes, quando arrecadaram em patrocínio, em que contas foram depositadas, quanto se gastou com trajes, penteados e decoração, o porquê foi terceirizado o almoço, bebidas se o edital dizia claramente que não podia terceirizar? O café colonial era da Prefeitura ou da APMIF? Quanto arrecadou? Por que tinha funcionários públicos trabalhando no café colonial? Eram voluntários? Receberam? Questionar as várias nomeações, inclusive para cargos que tem projeto de lei na Câmara para serem extintos e ainda continuam nomeando? Questionar o porquê do desvio de função de alguns servidores? Questionar o porquê da nomeação de cargo em comissão que seria para direção e assessoramento estão fazendo trabalho simples, como bordado, marcar consulta, atender telefone, andar com patrola, carregadeira, etc. Questionar ao Tribunal de Contas as horas extras e solicitar o holerite para verificar se realmente estão havendo privilégios.  Enfim muitas coisas podem ser questionadas, inclusive os vereadores que lerem este blog poderiam pedir estas informações ao Prefeito, já que é um direito deles (que representam o povo) e caso o Prefeito não responda em 15 dias pode solicitar as informações via Ministério Público (não era assim que faziam com o ex-prefeito?).

A essas alturas, eu sei que de herói, passo a ser visto de outra forma, pois o que escrevi, não só cobra dos políticos, mas cobra também do povo, para deixarem de ser pacíficos demais e que tudo aceitam, para tomarem uma atitude mais crítica da realidade. E por favor, quem comentar a matéria não venha falar das administrações anteriores, pois quem elegeu a atual não elegeu para ser igual às anteriores, elegeram para ser diferente e é essa “diferença” é que estou cobrando.

Sandro Gusso
HS

24 comentários:

  1. Sandro, será que é verdade que a mulher do compadre vai ganhar uma tetinha nos próximos dias? Mais uma família para embolsar quase 7000,00 reais por mês dos cofres públicos, pra tanta couve que o compadre arrotava, que iria "brigar" pelo povo, que iria fazer isso e aquilo,que tinha muita coisa errada, e agora como está, tá tudo certo agora? Sò tá certo pra eles, quem não "qué" uma renda mensal dessas. Será que ele também tá preocupado com o aumento de salário dos funcionários?

    ResponderExcluir
  2. sabe SANDRO que lendo esse teu ultimo artigo tenho q te dar razão, pois nós porto amazonenses não temos teatro, não temos cinema, mais temos a administração que nos proporciona sermos platéia aquela que ASSISTE A UMA PEÇA TEATRAL OU UM FILME INTERESSANTE e não entendemos a mensagem destes espetaculos, ou seja, não comprendemos a arte, e parece que com os atos da atual administração acontece a mesma coisa, pois muito se ouviu na cidade MAMARAM TANTO E QUEREM CONTINUAR ou ESSA VIDINHA TÃO BOA LOGO VAI TERMINAR AGORA TÁ CHEGANDO O CAÇADOR DE MARAJAS, na verdade nós porto amazonenses, ou seja, 57% de nossa população realmente não entedeu que esses refrãos se referiram a atual administração e seus puxas que já haviam mamado 8 anos de (1997 a 2004) é uma vergonha pessoas como a ROSANGELA concursada como auxiliar de serviços gerais estar nomeada no cargo em comissão de ASSESSORA EXECUTIVA e continuar apenas costurando ou bordando, a MARLI estar nomeada como chefe do DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO e nunca ter chefiado nada, não se sabe onde cumpre horário o que faz, 2 advogados de Campo Largo que tem contrato só que aparecem meia tarde por semana e ganham mais que muita gente que trabalha pois ganham R$ 3.800 por mês cada, realmente acho que somos platéia, mais platéia de aprendizes de PALHAÇOS que é isso que somos onde achamos graças de tudo ATÉ DO QUE NÃO TEM GRAÇA NENHUMA COMO ESSES SITUAÇÕES QUE DESCREVI, precisamos tomar providências mais sérias, por isso SANDRO prometo que vou te passar uma denúncia escrita como todos os absurdos que a administração está fazendo conosco e aí vc encaminha para os orgãos responsáveis , chega de DESCASO.

    ResponderExcluir
  3. Ate que enfim estao acordando ne povo,chega de estarmos sendo humilhados por esses ai,esta na hora de fazer alguma coisa que seja correta......

    ResponderExcluir
  4. Sabe Sandro, o que me decepciona é saber que os portoamazonenses escolheram pessoas como "estas" que estão no poder...porém o que me alegra é saber que eu não perdi meu voto com a atual administração.Hoje o que estou vendo é realmente pão e circo, espero que nas próximas eleições o povo não esqueça do que está acontecendo nesta administração e volte a cometer os mesmos erros,porque o que presenciamos é MUITO PARA POUCOS E POUCO PARA MUITOS...na próxima abra o olho povo!!!

    ResponderExcluir
  5. O duro é ler sua materia e constatar hoje a noite mais uma mostra de pão e circo promovido pela admnistração. O prefeito e sua currióla, dando pão e linguiça pros funcionários da garagem! Deem o aumento que é melhor seus sugadores do dinheiro publico. A cunhada do presidente da Câmara ja está alojada numa tetinha e aumento que é bom NADA! Sofrao com o "pai mire"! 3 bombonzinhos na páscoa e meio quilo de linguiça e tá bom, os funcionários ja ficam satisfeitos! kkkkkkkk bem feito e ainda reclamavam do outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De graças que é pão com linguiça... HAHAHAHA no meu trabalho eu como pão com margarina e não reclamo u.u KKKKKKKKK

      Excluir
  6. Pura verdade bem pão e circo mesmo. Sou professora do municipio e pela primeira vez tive coragem de escrever aqui. Mentir que votei no Ademir nao vou, mas fui das poucas já que minhas colegas viviam "rasgando o baxeiro" que tudo ia melhorar e é verdade a conversa era só assim "pai Mire daqui, pai Mire dali", tia Ivone, tia Zenaide...Agora são as primeiras a falarem mal porque nao receberam o aumento, coisa que o ex-prefeito nunca deixou de fazer e infelizmente a mà escolha recai sobre todos nós...é o preço da democracia em que uma maioria mal informada e que se deixa iludir por promessas e depois todos é que pagam por essa má escolha. Na verdade esse circo, movido a pão e linguiça, não tem os funcionários como plateia, são parte do espetáculo, só que na função de palhaços...a plateia está com os cargos em comissão que riem das nossas desgraças enquanto seus salários gordos caem nas suas contas.

    ResponderExcluir
  7. pessoas normais pagam o alugel do centro de eventos, e quem pagou o aluguel e a festa promovida pelo prefeito e fieis sugadores do dinheiro publico, sexta feira passada ao lado da praça.

    ResponderExcluir
  8. Sandro, comentando no próprio blog como anônimo... isso aí, tem que valorizar o que faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda nessa tentativa de achar que o Povo da cidade não lê o Blog? Acorda pra vida e para a realidade. Não só leem como comentam também, assim como estão vendo os acontecimentos na cidade!
      Ah obrigado por contribuir com o número de acessos!

      HS!

      Excluir
  9. Vergonha mesmo é essa Marli Polato ganhar 2200,00, so pra cuidar do aluguel do centro de convenções e eventos...tome uma atitude logo sr. Ademir ou vai acabar parando sabe onde né...

    ResponderExcluir
  10. O NOME DESTE BLOG DEVIA SER ´´ELEITORES DO 40``,PQ NAUM FALA SOBRE CONTEUDO POLITICO VARIADO.APENAS PRESTAUM PARA FALAR MAU DA NOVA ADMINISTRAÇÃO.
    SE O OUTRO CANDIDATO GANHASSE,ALÉM DOS QUE JA TAVAM CONTRATADOS,ENTRARIA MAIS UM BATALHÃO DE COMISSIONADOS TBM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, com muito orgulho votei no 40 e para esclarecer, já você não leu a primeira postagem, o Blog foi criado justamente para fiscalizar a administração moralizadora do prefeito Ademir. Agora para assuntos variados voc~e pode acessar o site da Gazeta do Povo!

      Excluir
  11. Essa administração do "Boca Aberta" é uma piada, só vemos trapalhadas, uma em cima da outra, um exemplo de má administração. pensaram que estavam vivendo nos tempos de sua gestão anterior, quando se depararam com a modernidade, começaram a tremer na base. No início, ficaram todos afoitos por cargos, pensaram: "agora vou aproveitar dessa teta gorda", e por enquanto estão desfrutando, mas a teta seca, e não demora muito. Bando de aproveitadores de ocasião, quando a vaca for pro brejo, viram tudo oposição...vou dar muita risada dessa caterva que se instalou nessa administração podre.O prefeito não tem boca pra nada, o que não me espanta nem um pouco, qualquer um que vá questioná-lo ele paraliza e usa seu velho bordão"tem que ver"kkkk.Mas é isso povo portoamazonese, vocês entregaram o município pra esse tipo de gente administrar, agora vamos ter que esperar alguns anos pra mudar essa realidade, isso se não sofrer alguma intervenção, dado os desmandos que estão ocorrendo. Os funcionários estão descontentes, mesmo aqueles que votaram no Dr Ademir, o que se ouve pelas ruas é que a saudade do pepé é muito grande e que torcem pra que seja candidato novamente, enquanto isso vamos engolindo essa estirpe que está aí, infelizmente!!!!!
    E aproveitando a ocasião, estranhamente ninguém respondeu nenhuma das perguntas da postagem anterior desse blog, porque será????????
    Vou fazer apenas uma agora:
    Quando vai acontecer a prestação de contas da festa da maçã?

    ResponderExcluir
  12. Aproveitando a postagem anterior do Sandro Gusso, pra ver se alguém pode responder essas perguntas, alguém dessa administração, que em menos de quatro meses conseguiu tamanha façanha:
    1) Senhor prefeito. Quando será dado o aumento aos funcionários do Município?

    2) Onde presta serviço a Diretora de Administração do Município, Marli Teresinha de Paula Polato, uma
    vez que a mesma não possui sala e nem aparece no prédio da Prefeitura?

    3) Quais serviços e qual setor está prestando assessoria a Assessora Executiva Rosangela Kozlinskei?

    4)Onde está à nomeação, qual o valor dos salários e qual horário prestam serviços à Municipalidade os advogados Nelson Rachinski e Arthur Petroski?

    5) Em que limite está à folha de pagamento do Município diante de tantas contratações?

    6) O Edital de Licitação da Festa da Maçã dizia que o vencedor não poderia terceirizar serviços, por que o Restaurante Palmeirense serviu as refeições?

    7) Será realizada audiência pública para prestação das contas da 30ª Festa da Maçã? Quando?

    8) Quantos funcionários encontram-se em desvio de função atualmente?

    9) A Lei de cargos e salários do magistério municipal será cumprida?

    10) A mais importante de todas, como anda as negociações do Município com o Governo do Estado para o funcionamento pleno do Hospital Municipal?

    Só pra complementar, essa última pergunta, era uma das promessas de campanha.

    ResponderExcluir
  13. se sabe que as vezes temos que falar a verdade a quem doer. o que o boca esta fazendo na prefeitura não sei mesmo nao tem capacidade. agora decidiu que deve fazer do hospital um albergue para as pessoas que a primeira dama nao tem competencia de fazer o seu trabalho. se ela nao consegue fazer o serviço a que se propos entao leve para casa as pessoas que ela nao tem onde deixar. a casa deles é bem grande entao cabe bastante gente. assim vai ver se o dinheiro que ganha so esta familia serve de alguma coisa afinal o salario dela o da irma e o do boca da bem para ajudar as pessoas.

    ResponderExcluir
  14. e a tal da marli polato que nao faz nada e ainda levam para casa o salario de vereador e de secretaria. fala serio que tal se der uma funçaozinha pra ela porque nao tem como ficar o mes inteiro sem fazer nada. e a tal da primeira dama de palmeira que nunca vem trabalhar ta recebendo igual ou o que. so falta essa pro porto funcionario fantasma junta se com o soneca o carcara o boca e aquelas da primeira dama que nao fzem bosta nenhuma e pra acaba bando de sem vergonhas e o que sao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc que não tem oque fazer não se liga que vcs tão é com Inveja do que a Primeira Dama de Palmeira é pois ela é concurçada e ganho pelo concurço do Porto
      você dicerto nunca viu a folha de pagamento dela né pois é descontado do sálario dela cada dia que ela falta
      E é melhor voc~e cuidar da sua vida Porque a dela ela já cuida!!!

      Excluir
    2. tantas publicações tantos comentarios, citam nomes de funcionarios mas são tão valentes que comentam,publicam mas tem medo de se identificar....

      Excluir
    3. A respeito do comentario da thaynara silva.
      Euclides da Cunha e Carlos Drumond de Andrade devem estar se batendo de raiva no caxão.kakakakak

      Excluir
  15. Gostaria de saber por onde anda o ilustrissimo vice prefeito (faz me rir) Vicente Lourenço que na administração passada vivia só cornetando e agora não fala nada...por que não convida o prefeito Boca(mole) para dar satisfação ao povo de Porto Amazonas no seu programa papo de boteco( que por sinal tão ruim quanto a administração atual...)Fica a dica...

    ResponderExcluir
  16. concurso esse de enfermeira para 40 horas de trabalhos, a lei é pra um e deve ser pra todos, a beleza só vem trabalha quando quer e ainda faz duas horas na semana ao máximo, nem toca nos pacientes

    ResponderExcluir
  17. sandro quremos tranparencia porque o blog q vc disse q era de conteudo variado, e nem é alias mandei várias coisas e nem publico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Transparência de quem? do Governo Municipal? Isso todos queremos! Já sobre o Blog ele não é de conteúdos variados, é político. falo sobre a política do Município. conteúdos variados você pode acessar www.gazetadopovo.com.br ou outros!

      Excluir