sexta-feira, 1 de março de 2013

Rogai por nós...



Deixei a matéria o Grito por mais tempo devido ao grande número de acessos e comentários e também para não interferir na Festa da Maçã, que tem início oficial no dia de hoje, e  me acusassem de “conspirar” contra a mesma. Respeito todos os gostos musicais, do funk ao rock. No entanto, ontem me foi passada algumas letras de uma das bandas que se apresentará na 30ª Festa da Maçã e não pude deixar de expressar minha opinião, pois é uma banda que desrespeita a crença dos outros e já que é assim, me permite comentar.

Sempre quando vou dormir, inicio minha oração da seguinte forma: “Senhor sei que sou um pecador, talvez o mais miseravel de todos”... Sou católico por formação. Creio em Deus, na Santa Igreja Católica e em Jesus Cristo seu único filho e Nosso senhor!

Como já disse em outros textos, ocupei a Secretaria de Comunicação Social do Municipio e divulguei a Festa da Maça. Lembro-me que sempre nas entrevistas fazia questão de frisar que a nossa festa, é uma festa para as famílias. As nossas e a dos visitantes. Que a festa serve para divulgarmos nossa cidade e acolher aqui as famílias que vem experimentar nossas frutas e nossa cidade.

Pois bem, como disse, ontem recebi algumas letras das musicas de uma das bandas de rock que se apresentará no sábado, no horário estimado de meia noite. Umas das músicas tem o título de  “Blues do Satanás” e inicia da seguinte forma:

“É o blues do Satanás...
Arruba!”

Mais adiante, a letra nos conta que ele, satanás, surge para a banda para fazer uma proposta, senta-se com eles e toma uma cerveja, mas satanás se embriaga e eles percebem que satanás quer impor mais uma religião a eles, para roubar seu dinheiro:

“...satanás começou a se embriagar
 virou um bêbado chato, pé no saco
 Mais uma religião babaca
Ele quer pregar pra meu dinheiro roubar
Piores que o capeta já nos bastam alguns padres e pastores”...

Vendo que satanás queria apenas engana-los, a ira dos integrantes é despertada e a letra segue:

“Satanás despertou a ira da malária
Eu acho que esse cara vai tomar é porrada
Garrafadas, pauladas e pedradas
Esfolaram vivo o cara”...

E assim segue. Em outra letra, da mesma banda, “Igreja Universal do Reino do Rock”, a banda faz alusão aos prazeres carnais e mundanos. Diz um trecho da letra

“... Igreja Univerdal do reino do rock n' roll
Somos devotos dos prazeres da carne
Costelada, frango assado e churrascão
Muita cerveja pra encher a cara
Se é certo estar feliz então aqui é o lugar...
...Necessito de um lugar que tenha rock n' roll, mulher fácil e bebida”...

E por ai segue.

Gente, ao ler as letras não poderia deixar de comentar. Isso é um show da Festa Maçã? Uma banda vem em nossa cidade fazer invocação a satanás e desrespeitar nosso padre e nossos Pastores? Vivemos num estado, livre, democrático, laico, onde as religiões e credos de qualquer natureza devem ser respeitados. Inclusive aqueles que não creem em nada. Ou seja,  cada um segue a religião que quer (ou não), mas sempre respeitando as demais denominações. Mas, onde está o respeito por parte da Comissão Organizadora da Festa que pagará para uma banda vir invocar o satanás e ainda ofender nossas religiões?

Como cidadão me senti envorganhado pelas famílias que serão obrigadas a ouvir tais sandisses. Me sentirei envorganhado ao ver o desrespeito com os católicos e evangélicos que sairam as ruas tremulando as bandeiras azuis e branca do 44, que no sábado, com o dinheiro do contribuínte, pagará para criaturas chamarem satanás para nossa cidade. Espero que o deputado Takayama não esteja aqui para presenciar esse ato.

Lembro, que no ano passado, Takayama esteve em duas ocasiões por aqui e em uma delas, falou do Poder do Sangue de Jesus e daqueles que utilizam o “sangue da galinha preta”. Que suas palavras da época ressoem no sábado. Que o Sangue de Jesus prevaleça sobre o sangue da galinha preta e aquele que será invocado para o prazer de alguns, não sobressaia sobre a Fé da maioria.
Diante da impossibilidade de fazer algo concreto, resta apenas conclamar os verdadeiros cristão a orar no momento que o “capiroto” estiver sendo chamado. Cubramos o Cristo que nos abençoa do alto do morro para que ele não veja a barbárie.

Finalizando, sei que muitos vão criticar dizendo que é apenas uma banda de rock, que sou do mato, que preciso evoluir e abrir minha mente. Tudo bem aceito as críticas e já disse que respeito a “todos os gostos musicais”, mas não posso respeitar quem nas músicas, vem criticar a minha fé e a de tantos outros portoamazonenses, e mais, tradicionalmente, nossa cidade não tem essa cultura e existem muitas outras bandas de rock que não fazem apologia a satanás. Este tipo de banda é pra fazer shows específicos para um determinado público e não num evento como é a Festa da Maçã.
É lamentavel ver isso em nosso Municipio.

Que Deus tenha piedade e misericórida de nós neste sábado e que nossas orações sejam mais fortes que a invocação que será feita. 

Boa Festa a todos!

Sandro Gusso
HS!

 

29 comentários:

  1. agora vereador Carlos Chimiloski vc que gosta de falar dos outros fale disso vc faz parte da comissão da festa e não fez nada, ou melhor, pelo jeito vai invocar o capeta também, isso é pra acaba mesmo

    ResponderExcluir
  2. Curitiba, Sexta-feira, 11 de outubro de 1996. Acordei cedo, coloquei minha camisa preta do AC/DC e, conforme combinado com meus amigos, 08:30 da manhã nos encontramos no Terminal do Portão e nos dirigimos em direção a Pedreira Paulo Leminski. Neste dia, se apresentaria em Curitiba, uma das maiores bandas de Rock do mundo, AC/DC, Com Brian Johnson e o incomparável Angus Young, que fazia um show a parte e cada apresentação.

    O show só iria acontece às 21:30, mas desde manhã já estávamos em frente a Pedreira aguardando a abertura dos Portões que ocorreu ~15:00. Vários grupos de amigos, com camisas pretas e a maioria com cabelos compridos, conversando e tomando cerveja. Pacificamente, pois todos que ali estavam, tinham um único propósito: se divertir e participar de um show que nunca mais iriam esquecer.

    Exatamente às 21:30, AC/DC entram no palco para início do show começando com a música Back in Black. Havia uma gigantesca estrutura, com telões e vários cenários, que se modificavam a cada musica que era tocada, como se fosse uma apresentação de Teatro, mas com uma magnitude maior. Um verdadeiro espetáculo.Foram mais de 50.000 pessoas que assistiram este show e que, com certeza, até hoje se lembram com detalhes tudo que se passou aquele dia. Somente quem esteve lá sabe.

    Também participei de um show de Rock em São Paulo, no autódromo de Interlagos em 1999, onde a Banda Kiss se apresentou. Lá foram ~100.000 pessoas, e a diferença é que o pessoal além dos cabelos cumpridos e camisas pretas, alguns pintaram a cara igual aos integrantes da banda. Igualmente ao show do AC/DC foi um espetáculo magnífico.

    Isto realmente são exemplos de show de rock e locais apropriados para isso.

    Não concordo com musicas satânicas a e também não faço alusão a isso. Também sou católico e faço minhas orações agradecendo todos os dias e pedindo proteção a minha família e amigos. Quando músicas com letras pesadas e satânicas tocam, eu simplesmente pulo a musica.

    Show de Rock na Festa da maçã, não é um evento apropriado para isto, mas, de qualquer forma, foi o que nosso "magnífico" prefeito escolheu e aprovou. Show de rock, por si só, já é um evento a parte, e que deve ter uma data específica para isso.

    O roqueiro (verdadeiro) não quer se aparecer. Quando escuta sua música, faz isso retirado, no seu canto, no máximo com amigos que também gostam. Alguém já viu um carro passar na rua com som alto e ser música rock? Raramente, pois geralmente é "tush tush" (principalmente), sertanejo, ou outro gênero de música.

    Gostaria de pedir aos que vão postar comentários, sejam pacíficos, não exagerem e queiram massacrar quem curte rock. Ninguém de nós, roqueiros, provocou isso. Foi contratado pela Prefeitura e, quem gosta, mesmo com opinião como eu que não seria o evento ideal, vai somente para curtir o som. Nos shows de rock que eu fui não vi nenhuma briga. Isto pode acontecer em show de rock, sertanejo, pagode, etc. Portanto, não pensem que quando acabar os shows na praça, os roqueiros vão sair com facas e armas matando todo munda da festa. Não vamos exagerar. Vai acabar, vai tocar outro tipo de musica e os roqueiros vão continuar lá, sem provocar ninguém, somente para prestigiar o restante da festa.

    Vão todos na festa, independente de quem gosta de rock ou não, pois mesmo se tocasse pagode, que eu odeio, estaria lá e nem por isso faria algum tipo de provocação ou destratasse quem gosta. Por favor, ajam da mesma forma, com respeito. Mais uma vez, não fomos nós que pedimos esse show, mas foi colocado na programação. Até os roqueiros não imaginavam que iria acontecer.

    Boa festa a todos, com o respeito de todos, será.

    ResponderExcluir
  3. Assisti ontem o show da motorocker e cheguei a triste conclusão, que baseado nos comentários negativos sobre a banda o vocalista ,se achou,e veio aqui chamar a todos de imbecis e idiotas,sendo que iniciou o show,chamando a todos de "bugrada",ora,porque isso?se já assisti show deles e na ocasião não ouvi ele chamar ninguem de bugrada ou qualquer outro adjetivo,fora alguns outros como seus fdp,vão tudo tomar no c.,isso ficou ridiculo num show onde pais estavam com seus filhos se divertindo e as cças tendo que ouvir isso.Quanto ao Blues do Satanás,também não achei apropriado para a hora e local,mas fazer o que nois do interior que é burro e não entende isso ,não é mesmo?Pena podia ter sido um espetáculo bonito sendo que não houveram brigas,mas ficou prevalecendo o desrespeito do vocalista da banda com o povo portoamazonense que foi muito educado com ele,pena que ele não retribuiu sendo educado também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escute "Pegada Seca". Bugrada é um termo usado a muito tempo...

      Excluir
    2. Bugrada, pois o novo single deles "Pegada Seca" começa a música com "Hey Bugrada, hop!"
      - A referência bugrada, é uma maneira de falar que apesar de sermos meio sem jeito, desabonitados, somos boas pessoas e pessoas do bem.

      Excluir
  4. Misericórdia....só Jesus para livrar nossa cidade de tantas más palavras, palavras de maldição. Imagine pessoas ditas cristãs que empenham papéis importantes nas igrejas e fizeram parte da comissão organizadora da Festa concordarem com um grupo que critica os líderes religiosos e ainda Deus, isso é o cúmulo.Um evento familiar desse como a Festa da maçã,onde famílias aguardam o ano todo para reencontrar amigos e presenciar um evento cheio de alegria ter que ouvir gritos, ou melhor dizendo, urros ao capeta.Realmente podemos reafirmar que muitos dos envolvidos foram educados bem diferentes, o que será que está acontecendo com a educação herdada de famílias de boa índole de nossos governantes que sempre foram orientados num caminho certo a seguir? Deus tenha misericórdia de Porto Amazonas.

    ResponderExcluir
  5. Agora que passou a festa da maçã, todos esquecerão do imenso número de bezerros, da falta de aumento... e viva o prefeito!!!!

    ResponderExcluir
  6. muito bem Sandro concordo com voce mas infelismente nâo podemos mudar esta situação que vergonha.....

    ResponderExcluir
  7. Não coloquem as coisas fora do contexto... A letra da música faz alusão a antiga lenda do "pacto com o capeta", na qual alguns blues man norte americanos (e violeiros capiras brasileiros também!) supostamente receberiam do capeta vantagens e sucesso em troca de suas almas. Isso é folclore.

    A letra fala, de forma humorada, que a "malária", que é como alguns rockeiros se autodenominam, colocam o capeta pra correr - e não aceitam o pacto.

    E na hora que eles falam "Piores que o Capeta já nos bastam alguns padres e pastores", vamos ser sinceros - é a mais pura realidade. Leiam bem: ALGUNS padres e pastores, não todos.

    Então, por favor, sejamos mais inteligentes.

    Long live rock´n roll.

    ResponderExcluir
  8. acho que todos que estão aí soltando suas críticas deveriam se informar mais sobre a banda, sobre suas letras, e ver o verdadeiro significado de cada música, ir a um show, ver como ele é e sempre vai ser de uma forma que nunca vai desrespeitar ninguém, acho que criticar baseado em conclusões de uma pessoa que nem sabe o que fala, ou que é fanática por religião, outros que tiram conclusões baseados vídeos que mostram apenas 1% de como realmente é o show são todos ignorantes, acho que antes de falar de alguém deve-se ter um conhecimento sobre o assunto ... Salve a Malária e Viva o Rock!!!!!! \../.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandro Gusso!

    Somente informando que todos os componentes da banda e equipe acreditam e creem em Deus, tanto que sempre rezamos em nosso onibus para que todos tenham um boa viagem.

    Porém, pra quem sabe o que é rock, entende que são comuns as letras subversivas e com fortes criticas. Assim como criticam as religiões, tb há criticas políticas e outras.

    E se uma pergunta, a apologia as drogas e a promiscuidade feita pelo DJ que nos seguiu estava liberada e possui sua aprovação?

    Grato,

    Don Roniel
    Presidente do Salve a Malária - Fã Clube Oficial do Motorocker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roniel, não ouvi o DJ e com certeza não aprovo apologia às drogas nem a promiscuidade. O texto da matéria é muito simples e sequer foi dito que os membros da banda são ou não cristãos!
      No mais cada um tem sua opinião e alguns comentários não são publicados por ofederem pessoas nominalmente.
      Abraços!
      HS!


      Excluir
  10. "bugrada" eh algo que ele fala normalmente em quase todo show...

    ResponderExcluir
  11. Conheço a banda e sei da indole dos integrantes, fazem vários shows por ano para arrecadar alimentos, roupas e brinquedos para doação a crianças carentes, preste atenção na musica Blues do satanas, não é uma invocação, mas sim mostra q alguns padres e pastores, como diz a letra, estão nesta função pelo dinheiro e não para ajudar e exercer a funçao que é certa, falam de alguns, não de todos!!! pegar trechos da musica e distorcer é facil.
    Conheço o carinho q a banda tem pelo seus fãns, lembrando também que a maldade está na alma, a atitude de mostrar a verdade ao povo só poucos tem!
    Antes de falar releia as letras das musicas!

    ResponderExcluir
  12. Gente por favor!!!
    Pra começar que "Brugrada" não é um xingamento e sim como O Marcelus chama a todos os fãs e amigos.
    A música não faz nenhuma apologia ou invocação a coisa alguma, é só uma crítica a algumas Igrejas que vivem de explorar seus fieis, me desculpem mas pessoas com uma fé cega como a de vcs!
    Acredito sim em Deus acima de tudo, mas se deixar cegar por uma igreja ou religião já demais!!!
    A música diz que não podemos nos deixar dominar por outras pessoas, que Deus não cobra nada de ninguém!
    Pode ser que de fato a Festa da Maçã não seja o local ideal pra esse tipo de show, mas o que foi dito aqui é contra a ética de qualquer jornalista que se preze.

    Acredito que não vai deixar este meu comentário ser publicado, mas gostaria que pensasse melhor quando for fazer críticas novamente!
    Conheça, entenda ai sim opine!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Incrível como as pessoas acreditam em qualquer coisa que vêem. A banda não faz invocação nenhuma à "satanás", eles não são nem ateus.
    A intensão das letras é a crítica à merda da exploração dos fiéis nas igrejas, à fé cega, à corja de aproveitadores que se dizem "cristãos"...e antes que alguém venha falar alguma coisa, acredito sim que existam igrejas bem intencionadas, mas também existem os falsos profetas, aqueles que tomam dinheiro do povo em troca de um pedaço do céu, da ajuda de deus, e é exatamente DISSO que as letras tratam.
    Mas essa interpretação não é para qualquer um: a maioria nunca ouviu uma música da banda sequer. Leem as letras às cegas com pré-interpretações, com uma opinião já formada, e não aceitam que pode existir um outro sentido, muito bem vindo, por sinal, afinal, músicos que se prezem, tendem a utilizar sua arte para mudar algo ao seu redor, seja espalhando o "amor", como no caso dos Beatles com "All you need is love", seja transparecendo sua indignação com algo que acontece na sociedade. Mas sempre existirão aqueles que vivem dentro de uma bolha e não aceitam que as coisas evoluem e as pessoas pensam, são racionais! (pelo menos algumas).

    Só pra deixar claro, não sou ateísta. Sou evangélica e foda-se o que vcs vão pensar.

    ResponderExcluir
  14. O produtor musical tá ofendidinho com as críticas,dele ninguém pode falar nada, outro que se "acha" intelectual,mente aberta ,e não aceita críticas da má escolha musical para a festa,agora vai encher o nosso saco com postagens no face,seja homem rapaz e saiba aceitar a diversidade de opiniões...tão mente aberta que agora tá fazendo barraco pq discordam dele,coitado...kkkkkkkkk vai chorar bebê ?

    ResponderExcluir
  15. KKKKKKKKKKKKKK Bando de ignorantes, evangelicos ignorantes, deixam a religião falar mais alto, cada um faz o que quer como quer, cada um tem que respeitar a vontade e atitudes dos outros, assim como todos "engolem" o fanatismo de vcs!

    ResponderExcluir
  16. galera, se localizem, bugrada é a galera que curte a banda, ninguém tá xingando ninguém
    outra, já que falam tanto de religião, acho que deviam ler a bíblia com mais atenção, pois em inúmera passagens, Jesus participou de banquetes com churrasco, e até transformou água em vinho, e isso não é prazer mundano coisa nenhuma
    também deviam prestar atenção na letra da música, ninguém está invocando nada, o coisa ruim apareceu, encheu a cara e tomou uma surra, simples assim;
    e no mundo, existem padres e pastores que não valem nada, não representam a religião, e estes são os citados na música, no trecho "alguns padres e pastores"; a propósito, esta música existe a dez anos, sendo assim, não foi criada especificamente para este show, logo não se refere a ninguém da localidade, não viagem
    já no trecho do blog que diz "daqueles que utilizam o “sangue da galinha preta”", não há o que comentar, nunca vi uma coisa mais ridícula, vocês realmente acreditam nessa história de "sangue de galinha preta"? por favor...

    ResponderExcluir
  17. Vcs que estão criticando a banda Motorocker, pq não vão carpir um lote, se não tá bom um, vá carpir mais um. Pow, as letras de funk são lindas neah, incentivo a sexo, bebedeira, pornografia, pedofilia e assim por diante... isso tá certo pra uma cidade de família, onde tem mtos moradores de várias idades. Funk tá liberado?! Eu vi no final do SHOW do Motorocker que qndo foi o dj lá, tds ficaram loucos, meninas menores de idade foram no palco dançar, mostrar a bunda, gestos de sexo e tudo mais!!! Enquanto existir pessoas com mente pequena em Porto Amazonas, a cidade não vai evoluir, não adianta ter Prefeito, não adianta ter um líder na cidade se a sociedade é uma merda! E outra, era só não ir nos Shows de ROCk que teve.

    ResponderExcluir
  18. Funk não ofende ninguém neah

    ResponderExcluir
  19. O tal anônimo, que diz que foi ao show do AC/DC, pelo jeito não conhece as músicas desta banda. Nunca ouviu falar em "Highway To Hell".... Sabe o que significa? É fácil, ponha no Google tradutor...
    Esse povo provinciano é complicado mesmo.... O show foi muito bom, só vi gente se divertindo, sem brigas nem excessos. Em compensação, as letrinhas do eletrofunk que veio depois são sofríveis....

    ResponderExcluir
  20. Sem falar que fomos até a Festa da Maçã e, que surpresa, o que menos tinhas era .... maçã... Deveriam mudar o nome prá Feira do Paraguai. Só tinha banquinhas vendendo bugigangas e contrabando...

    ResponderExcluir
  21. E as letras dos funks que tocaram? Não tem problema?

    ResponderExcluir
  22. Dia do show do Motorocker:
    - Foi o dia mais cheio, mais de 5.000 pessoas.
    - Foi o dia em que mais se vendeu comida.
    - Foi o dia que mais vendeu artesanato.
    - Foi o dia que mais vende-se refrigerantes, água, e outros.

    E melhor não teve nenhuma confusão ou brigas, ambiente familiar é isso, juntar várias familias e amigos, curtir a festa, comer e beber, e ver todos felizes indo pra casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O satanás foi chamado e adorado, e olha a tragédia que aconteceu no final da festa. Que festa familiar e com muitos lucros!!!

      Excluir
  23. estranho, postei um comentario ontem e não foi colocado no mural, to conferindo toda hora p/ ver q hras vai ser postado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende qual foi seu comentário. Se for ofensivo as pessoas e citar nomes eles não são publicados. Se for somente sua opnião em relação ao show manda novamente que eu publico!
      Abraços!

      Excluir
  24. Tá, ja deu essa matéria, uns são contra, outros a favor e a vida continua! Quanto a comentários no Facebook não tem relevancia para mim. Amanha postarei nova matéria, portanto, continuem acessando o blog!

    Abraços
    Sandro Gusso
    HS!

    ResponderExcluir